Carlos Páez Vilaró 1

Carlos Páez Vilaró

Em 1960 expuseram junto a artistas como Willem De Kooning, Roger Hilton e Lucio Fontana pela vasto exibição internacional do Museu de Arte Moderna de Buenos Aires, convidados pelo teu criador e diretor, o crítico e poeta Rafael Squirru. Graças ao contato com escritores, músicos e pesquisadores como Ildefonso Pereda Valdés, Paulo de Carvalho Neto, Jorge Amado, Vinicius de Moraes publicou livros como A casa do preto, Bahia, Mediomundo e Candango.

Aprofundou tuas pesquisas a respeito da cultura afrodescendente em Salvador, na Bahia e em qualquer um dos países americanos, onde está presente (Colômbia, Venezuela, Panamá, República Dominicana, Haiti, etc.) pros países da África negra. Colaborou com Albert Schweitzer, no leprosario de Lambaréné, no Gabão.

casou-Se em 1955 com Madelón Rodríguez Gómez e divorciou-se em 1961. Com ela teve 3 filhos: Carlos Miguel, Mercedes e Agó. Em 1989, casou-se com Annette Deussen, e tiveram três filhos: Sebastião, Florêncio e Alexandre. Em 1958 começou a elaborar Casapueblo, denominada por ele mesmo como uma “escultura habitável”, localizada em Punta Ballena, a 13 Km de Punta del Este. Com o tempo e também sua residência, o recinto transformou-se na oficina e, logo após, também no museu e hotel, sendo um dos atrativos turísticos do departamento de Maldonado, no Uruguai.

Uma de tuas obras mais destacadas é um mural de 162 m, que une a antiga sede da União Pan-americana com a moderna. Podem encontrar-se obras tuas em inúmeros países: Argentina, Brasil, Chile, EUA, Haiti, Panamá, em muitos lugares da África e Polinésia, além de outros mais. Além da pintura entrou no cinema em 1967, como co-argumentista do video Batouk, dirigido por Jean-Jacques Manigot, longa-metragem de trinta e cinco mm, em cor de sessenta e cinco minutos de duração. Os coguionistas foram Aimé Césaire e Leopold Sedar Senghor, que contribuíram poemas. Tragédia dos Andes, por intermédio de seu filho Carlitos Soares, que integra o time de Rugby Old Cristãos, no decorrer dos 72 dias que durou o teu desaparecimento foi um dos líderes pela procura de sobreviventes.

  • Mensagens: 9.597
  • 4-0 Henry (82′)
  • que teve a teu cuidado a um Deus que cuida de todos,
  • três A colaboração científica
  • Chuck Norris é capaz de matar cem pessoas com um único chute
  • IDENTIFICAÇÃO do cônjuge português
  • quatro Na literatura
  • “Young at Heart” – Barry Manilow

desta experiência surgiu o livro Entre o meu filho e eu, a Lua. “Entre Carlitos e eu estava a lua que me olha desde o céu. E eu tinha doido por trás da Cordilheira, como pra que soubesse que estava lá”.

Faleceu a vinte e quatro de fevereiro de 2014, em Casapueblo, onde vivia e trabalhava. Dias depois obteve este banho de público. Salão dos Passos Perdidos do Palácio Legislativo; participação de personalidades das duas margens do Rio da Prata, até já o intendente do Tigre, Sergio Massa.

Post criado 551

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo