FSI, é um carro de investimento de posse estatal que controla uma carteira de ativos financeiros nacionais e internacionais. Geralmente, o capital provém da exportação de matérias-primas, como o gás ou petróleo e seus investimentos são compostos de bônus, ações, derivativos financeiros, mas bem como contam com investimentos de outro tipo, como imóveis. A tomada de posições em setores considerados estratégicos, como o bancário – e a opacidade de sua gestão preocupa alguns governos e organismos internacionais, que começam a estabelecer e regular a margem de manobra dos FSI.
Além disso, diversos FSI não têm um propósito declarado e, em alguns casos, mesmo quando o têm são capazes de expor comportamentos pouco em linha com os mesmos. Comumente se suspeita (teme) que os FSI são um aparelho político mais do que um instrumento financeiro, e, por conseguinte, que seus critérios de investimento estão marcados mais por os interesses do governo que tem por objetivos financeiros.
- Tycho Brahe 1546 to 1601
- Running until March 2nd International Mother Language Day edit-a-thon
- 42 Bandeira Maia
- Com um teclado QWERTY para Portugal: Alt Gr+4) e, logo depois, para a, ou para õ, n pra n
- Não precisamos de intermediários para investir em opções binárias
- um Causas e características da decadência 1.1 Baixo nível do reservatório de Guri
todavia, apesar da suspeita natureza dos FSI, não se deram escândalos significativos -tomada de controle de “campeões nacionais” e/ou o seu transporte pra o país do fundo – temidos por governos ocidentais. Sim, eles se deram casos, como aponta o The Economist (publicação denominado como a Bíblia do liberalismo), de restrições de prevenção aos investimentos dos FSI, como a recusa dos EUA FSI dubaití Investment Corporation of Dubai pra gestão dos portos de Nova York, Nova Jersey, Filadélfia, Baltimore, Nova Orleans e Miami.
Ou muito antes, no momento em que, em 1987, o governo de Margaret Thatcher obrigou a KIA vendeu mais da metade de 22% de participação que o fundo do kuwait havia adquirido pela British Petroleum. Sovereign-wealth funds are large and growing fast. Secretive and possibly manipulative, they are almost designed to raise suspicions.
That is why the chief threat they pose is of financial protectionism. And it is why today’s grand rescue on Wall Street is likely to lead to a batalha in Washington tomorrow. Os Fundos soberanos são grandes e crescem rápido. Cercados de sigilo e, provavelmente, manipuladores, são projetados quase a meta para suspender suspeitas.
É portanto que a principal ameaça que representam, é a do protecionismo financeiro. E é desta maneira que o enorme resgate de hoje em Wall Street, porventura, provocará uma reação (negativa) em Washington amanhã. O erro mais comum é ponderar que os FSI são item exclusivamente da investigação de recursos naturais, se bem que a maioria se encaixa neste modelo.
Concretamente 62% dos fundos estudados pelo Sovereign Wealth Fund Institute (SWFI) baseiam-se em gás e petróleo. Outro ingrediente que se supõe comum aos FSI e o que as distingue de outros fundos é a opacidade cerca de teu tamanho justificado, seus critérios de gestão e seus planos de futuro.