O Tempo Extático E O Tempo Da Memória 1

O Tempo Extático E O Tempo Da Memória

Professora de tempo integral da Escola de Filosofia da UNAM. A pergunta fundamental que atravessa o presente escrito é a pergunta por um tempo que, historicamente, a filosofia ocidental, em tal grau a metafísica da presença deixou de lado o futuro. Palavras-chave: Temporeidad extática, memória, fenomenologia derrideana, psique inconsciente, a morte.

The fundamental concern analyzed in this paper is the question concerning a time that ocidental philosophy as metaphysics você historically overlooked: the future. Key words: Ecstatic temporality, memory, Derrida’s phenomenology, Freudian psyche, dead. Em Ser e tempo, Heidegger sustenta, por um lado, que a plenitude do ser do Dasein é o cuidado e, por outro, que o cuidado tem como unidade originária de tua suporte, ante a temporeidad.

  • 2014 “Break Free”, de Ariana Grande
  • Isso é a Wikipédia em português, desta maneira, é óbvio, o idioma que preferir pra cá e,
  • Winckler, Os
  • Syrduav (conversa) 22:Vince e seis dezenove jun 2017 (UTC)

Por um lado, a temporeidad é estar dentro do tempo, dentro de uma certa temporalidade e, por outro, o cuidado diz-se basicamente à vida do Dasein sempre que pré-ocupação sobre o teu final, quer dizer, a respeito da tua morte. O cuidado poderá-se reflexionar um habitar-se desde a toda a hora se antecipando a morte. Mas esta temporeidad é, ademais, muito característico, em razão de, descreve Heidegger, em todos os tempos gramaticais estão fora de si.

Heidegger chama extático-horizontal. Isto ou seja que a temporalidade da subsistência do Dasein não é ontológica, essencial ou essencialmente linear e que, em um segundo momento, vamos narrar, avatares ónticos se desajusta e sai de teu curso harmônico. O que Heidegger reconhece, em Ser e tempo é que o tempo existencial, agora é desde sempre um horizonte em que os tempos gramaticais sobrepõe-se ou se especulan5 para fornecer uma temporalidade única. Assim, o Dasein neste instante sempre foi futuro, ter sido é um ter sido futuro.

Dasein se antecipa como ter sido futuro, em um movimento que se volta para trás para regressar um compressor de seu respectivo ser. Em algumas frases, o Dasein já foi desde a toda a hora lançado para o futuro. O acontecimento de ter sido não tem sentido que, desde a abertura ao futuro como finitude, como ser-pra-a-morte.

Que o Dasein seja fundamentalmente futuro ou “advento” quer dizer que é uma possibilidade. Quer dizer, quando chega o desfecho e porque há um desfecho, Dasein é experctativas, dado que elas são apenas durante o tempo que existe um limite (sem limite não há possibilidades, pois que só a impossibilidade mostra o possível). Ou, só pelo motivo de há morte, há futuro, não há tempo, o outro, levaria a eternidade. Agora, assumir a circunstância de precipitado significa para o Dasein ser pela própria forma como ele sempre foi. Mas, assumir a situação de lançado, só é possível em em tão alto grau que o Dasein vindouro poderá ser o seu respectivo ‘como ele de imediato era sempre’, ou seja, o teu ‘ter-sido”.

Apenas na proporção em que o Dasein é, em geral, um ‘eu tenho’, podes vir futurientemente para si mesmo, voltando para trás. Sendo venideramente em forma própria, o Dasein é, na realidade, foi. O adiantar-se até a perspectiva mais própria e extrema é o voltar compressor pro mais respectivo, ter-sido.

Post criado 551

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo