Portugal Precisa De Se Fazer Ouvir Com Mais Força Na União Europeia 1

Portugal Precisa De Se Fazer Ouvir Com Mais Força Na União Europeia

Desde aquele famoso passeio de barco pelo Chicago em maio de 2012, o presidente do Governo, Mariano Rajoy, começou a negociar com a chanceler Angela Merkel fórmulas para Portugal recuperar posições nas corporações europeias. Primeiro foi o desapreço de seu antecessor, José Luis Rodríguez Zapatero, que apostou todas as suas cartas para a realização de um posto do G20 e deixou o flanco desguarnecido europeu.

Depois foi a eclosão da incerteza e a delicada ocorrência da economia espanhola, o precipitado desfecho da segunda legislatura socialista. O extenso instante pra tentar reconquistar posições chegou com as eleições europeias de 2014. O virtuoso recurso de imposição de candidatos à presidência da Comissão Europeia deu a Rajoy a ocasião de regressar a jogar tuas cartas. O elenco de cargos pela União Europeia coincide com as legislaturas, que são de cinco anos. Nestes momentos é improvável fazer cálculos realistas antes de 2019. Mas é necessário preparar cuidadosamente as opções.

Com a UE, cujo centro de gravidade desloca-se inevitavelmente para o leste, a Espanha necessita fazer valer suas características e tuas vantagens. As boas relações com a Alemanha são relevantes. Os dois países mais similares a Portugal em dimensões geográficas e populacionais têm muita mais prática no oportunismo institucional na Europa.

França, além de tudo, se aproveita de sua relação especial com a Alemanha. Em ocasiões teria sido muito conveniente do ponto de visibilidade da competência parceria com Portugal pra criar este artigo determinados postos, como acontece com o Banco Europeu de Investimentos. Os países do Benelux o executam frequentemente. Com Portugal divulgamos suficientes juros pra poder assumir que nos beneficia aupar a um português.

  • 3 Remédios caseiros para perder peso – Suco de gengibre e mel
  • 11ª Série: Magical Souvereigns[editar]
  • Produzem efeitos psicológicos negativos
  • 2 claras batidas em castelo

o BCE, que é o assunto onde a perda de posições de Portugal é mais evidente, a próxima chance será exposto em 2018, no momento em que termina o mandato do atual vice-presidente, o português Vítor Constâncio. Toda gente assume que o seu subcessor deverá ser um português. Mais exatamente, espera-se que possa ser uma espanhola.

É fundamental ter candidatos adequados para os cargos a que se aspira. No caso da atual Comissão, a pessoa proposta pelo Governo chegava como ministro da Agricultura, todavia com um único pedido: que não se lhe desse a carteira de Agricultura.

nestas condições, só podia esperar uma localização inferior às tuas capacidades. A carteira de Energia e Meio ambiente é respeitável, contudo tem menos poder do que a que teve com Almunia. Nas negociações, não se pode conceder nada por correto.

Merkel manteve a tua expressão, todavia só conseguiu proporcionar o voto da Alemanha. França, não obstante, deu a assimilar que poderia apoiar De Guindos, e no término das finanças (social-democrata) foi negociado o apoio de seu correligionário, o ministro Michel Sapin, o que arrastou a outros países, e De Guindos perdeu a eleição.

Durante o tira e afrouxa para conseguir a presidência do Eurogrupo, Portugal mantinha imensas posições dentro da Administração sobre se o posto deveria ser ou não eterno. Não era o ótimo mensagem. Apostando no tudo ou nada com o Eurogrupo, a Espanha se lhe passaram na frente alguns cargos como o de supervisor bancário do BCE, que ocupa a francesa Danièle Nouy.

Post criado 557

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo